As espetaculares paisagens cariocas serviram de inspiração para Vanda Klabin, top curadora das melhores exposições de arte contemporânea da cidade. Fotografando obstinadamente uma mesma paisagem do Rio, diariamente, atraída pela luz, ela suspende a vida cotidiana e se entrega aos movimentos do amanhecer e entardecer de Ipanema em sua exposição “Tempo-Luz“, que integra o line-up do III Fórum Internacional Rio Cidade Criativa a partir de hoje, no MAM.
As variações de luz que Vanda captura recriam a paisagem, aguçam nossa percepção para o que está ao alcance do nosso olhar, evocam a insistência de Monet registrando a Catedral de Rouen em suas transformações luminosas e nos remetem às saturações intensas de Turner e ambientações de Turrell – todos, como ela, amantes da luz. “A captação regular do amanhecer/entardecer é um jogo composicional, onde registro minhas reflexões pessoais. Essa atmosfera cromática misteriosa é um verdadeiro paraíso de possibilidades estéticas”, conta Vanda, que nos presenteia com suas belas imagens no seu perfil do Instagram, rede social de compartilhamento de imagens.
A convivência com fotógrafos como seu cunhado Pedro Oswaldo Cruz, Paulo Garcez, entre outros aguçou os sentidos de quem sempre foi apaixonada pelas artes em geral, agora chegou a vez de Vanda mostrar sua nova fase!
E fique de olho: no final de semana nosso blog lançará um raio-x exclusivo de Vanda Klabin.