No próximo dia (12/12) o mundo reverencia o centenário do maior cantor popular da história. A rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, celebra a data com Frank Sinatra – A voz do século XX, documentário em oito capítulos concebido, roteirizado e apresentado pelo jornalista João Máximo. A estreia é hoje dia 1 de dezembro.
Sinatra iniciou sua carreira em 1939, como crooner de orquestra, e quatro anos depois já era um ídolo que arrancava gritos das fãs e elogios dos críticos. Como nas mais emocionantes biografias, desceu ao inferno – por causa da paixão pela atriz Ava Gardner, entre outros motivos – e renasceu nos anos 1950 como o intérprete maduro e versátil que nunca mais perderia o trono. Suas turbulentas relações com a máfia e com a política também o manteriam em permanente foco, nem sempre de maneira favorável à sua imagem.
Além dos serviços prestados à história da música brasileira, como biógrafo de Noel Rosa e jornalista, João Máximo é um profundo conhecedor da música americana. Para narrar a saga de Sinatra, valeu-se de gravações raras nunca lançadas comercialmente no Brasil, como as participações em programas de rádio e no cinema – com os áudios retirados dos filmes. A série conta com mais de 120 canções.
Os oito episódios de Frank Sinatra – A voz do século XX entrarão no site da Rádio Batuta entre os dias 1 e 11 de dezembro, das terças às sextas-feiras, e ficarão permanentemente disponíveis. Os títulos dos capítulos e as datas em que estrearão no site são os seguintes:
1. Na era das big bands (1/12)
2. Os anos Columbia – Início (2/12)
3. Os anos Columbia – Final (3/12)
4. A um passo da eternidade (4/12)
5. O cinema nos anos Capitol (8/12)
6. Bossas, fossas e obras-primas (9/12)
7. O dono do negócio – Os anos Reprise (10/12)
8. Os velhos olhos azuis estão de volta (11/12)
Foto Divulgação