Depois de ter bombado em Minas Gerais, a Cidade Maravilhosa recebeu ontem (01.05) a 8ª edição RioHarpFestival. O evento faz parte do circuito mundial da harpa, que acontece todos os anos nas principais capitais do mundo.
Com o objetivo de difundir um dos mais antigos instrumentos musicais da História da Humanidade, o VIII RioHarpFestival traz apresentações de harpistas de 26 países, entre eles, Rússia, Bulgária, Japão e França. O evento promove 131 concertos gratuitos em 11 cidades do país. No Rio de Janeiro, a abertura aconteceu no Palácio Guanabara com a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, e o harpista solista Andrés Izmaylov.
Entre os destaques da programação, Andres Izmaylov, harpista principal da Orquestra Nacional Sinfônica da Ucrânia e co-principal da Filarmônica de S. Petesburgo, amplamente reconhecida como uma das maiores orquestras do mundo, Alexander Boldachev, da Rússia, Ronith Mues: Alemanha, harpista principal da Orquestra Konzerthaus de Berlim, Aité Ursa Tinga: Suíça, o Coral The Central College (EUA) sendo solista. Kris DeWild,,Josh Layne, Suiça, harpista e compositor, considerado o ” gênio da harpa“e Daniel Garcia, Argentina, que se apresenta na Escola Municipal Tim Lopes, na Comunidade do Alemão, Habiba Doorembus, da Holanda. As apresentações aconteceram nos espaços museus, espaços culturais e em principais, pontos turísticos do Rio de Janeiro, como a Ilha Fiscal, o Corcovado, Real Gabinete Portugues de Leitura, CCBB, Joquei Clube, a Biblioteca Nacional, o Forte de Copacabana, além de igrejas e Sinagoga.
Confira na galeria!