Com 1.135m², a versão 2019 da mostra e venda Modernos Eternos (ME), que está em sua 6ª edição em São Paulo, e é um dos eventos-âncora do DW! Design Weekend SP, o evento abriu no ultimo sábado 10 de agosto, no histórico prédio de 1912 do Mosteiro de São Bento, e pela primeira vez no Centro, proposta pioneira do setor na capital paulista, em um monumento vivo, com sua Basílica, Colégio e Faculdade de São Bento.
A mostra deste ano cresce, e tem 16 dias consecutivos de duração para o público, encerrando-se no dia 25 de agosto. Sergio Zobaran, sócio da marca ME, que tem outra mostra anual em Belo Horizonte desde 2016, como a recente 4ª edição, realizada entre junho e julho deste ano, é o responsável por compor o estilo mix and match característico do evento, que mistura o antigo e o novo, proporcionando ao visitante a possibilidade da compra de todos os produtos expostos desde sua abertura.
Também curador do evento, ele elegeu 20 profissionais que formam o elenco atual, como os consagrados Ana Maria Vieira Santos, Suzana Schermann, Detinha Nascimento e João Mansur, e outros talentos mais jovens como Wesley Lemos, Maximiliano Crovato e AMMA Projetos (dos irmãos Beatriz e Caio Andreazza Morbin).
O arquiteto Guilherme Torres assina a configuração do antigo Auditório, onde estarão os nove ‘espaços instagramáveis’ da Modernos Eternos: “É um novo tipo de participação, que privilegia as Instalações, e merece ser percorrido com interatividade, assim como as Ocupações e as Exposições”, convida Zobaran.
Algumas curiosidades merecem destaque: parte da imensa área de Clausura do Mosteiro, raramente aberta ao público, integra o espaço da mostra. Assim, o Quarto do Papa e a Sala de Música, por exemplo, ganham novas decorações assinadas por Wesley Lemos e Maximiliano Crovato, respectivamente, e poderão ser visitados ao longo da Modernos Eternos 2019. Já o Café, ao lado do Refeitório onde é servido o famoso brunch no primeiro domingo do mês no Mosteiro, ganha ares de Riviera Francesa pelas mãos de Suzana Schermann.
Além das diversas configurações de décor, design e arte divididos em Zonas como a do Colecionismo e a dos Estilos, em concepção museológica, faz parte da Modernos Eternos uma série de eventos que prometem agitar o Centro da cidade, sempre com muito conteúdo. Serão talks sobre Decoração, Restauro, Reciclagem, Antiquariato e a história da arquitetura, especialmente a voltada para a Ordem Beneditina ao longo dos séculos, além de visitas guiadas pelo prédio de 32.500m² em 8.500m² de terreno, onde a ordem religiosa se instalou em 1598. A programação completa pode ser conferida pelo perfil da mostra e venda no Instagram (@modernoseternossp).
Como complemento popular, a estação São Bento do Metrô abriga uma exposição de arte com o tema “Ora et Labora”, frase do santo que está escrita na porta de todos os mosteiros beneditinos, com curadoria de Fernando Mota.
Fotos divulgação
![]()
Aiê Tombolato – Instalação Auditório
![]()
Amma Projetos – Refeitório
![]()
Amma Projetos – Refeitório
![]()
Ana Maria Viera Santos -Colecionador de Opalinas
![]()
Christiane Sacco e Denise Abdalla – instalação auditório
![]()
Eliane Mesquita e Camila Almeida – Parlatório
![]()
Tatiana Coutinho Renata Fongaro – Hall de Entrada
![]()
Detinha Nascimento