Ontem (30/06) no Theatro Municipal, aconteceu a estreia da Orquestra Cesgranrio com um público de mais de 500 pessoas, evento fechado para convidados do meio musical, empresarial e sociedade. A noite marca o lançamento deste novo projeto sociocultural da Fundação Cesgranrio, que vem investindo cada vez mais em ambiência cultural para a promoção do desenvolvimento da educação no Brasil.
Formada por 50 jovens estudantes de cursos universitários ou técnicos do universo musical, a Orquestra reúne violino, violoncelo, flauta, trompa, clarineta, viola, contrabaixo, tímpano, oboé, fagote e trompete. Em seu primeiro concerto, o grupo vai executar três obras ícones da música clássica: a abertura da ópera “A Flauta Mágica”, KV.620, de Mozart; e o Concerto para piano nº 4, em Sol Maior, Op 58 e a Sinfonia nº 5 em Dó menor, Op.67, ambos de Beethoven.
A Orquestra Sinfônica Cesgranrio está sob a batuta do maestro Eder Paolozzi, um dos jovens regentes brasileiros de maior destaque. Formado em violino pelo Trinity College of Music de Londres e em regência, composição e piano pelo Conservatório Giuseppe Verdi de Milão, Paolozzi já regeu, como convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, como Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica do Recife, Sinfônica de Porto Alegre e Sinfônica Heliópolis. Desde 2011, a convite do maestro Isaac Karabtchevsky, trabalha no projeto “Corais da Paz”, que atua em escolas do Estado do Rio de Janeiro.
Após a estreia foi oferecido na Casa de Arte e Cultura Julieta De Serpa coquetel para 150 convidados. Entre os presentes, o Secretário de Municipal de Cultura Marcelo Calero e a secretária de Educação Estadual Eva Doris, Pedro Grossi, os atores Tadeu Aguiar e Silvia Massari, entre outros.
Fotos Marcelo Borgongino