Ontem (08/10) aconteceu a estreia da atriz Leandra Leal como diretora no Festival do Rio. O documentário “Divinas Divas” levou para escadaria do cinema Roxy, em Copacabana, as mais famosas travestis de todos os tempos. “Divinas Divas” conta a história de Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Eloína dos Leopardos, Fujika de Halliday, Marquesa e Brigitte de Búzios, as primeiras artistas trans do país.
Travestis e artistas não necessariamente nessa ordem. O fato que a vida de travesti foi uma meneira que esses homens, conseguiram a chegar aos palcos. Bizarros, transformistas, foras da lei, de um tudo esses artistas passaram para chegar ao palco e viver seus momentos de puro glamour.
Cauã Reymond não deixou de curtir a sessão com a namorada, a apresentadora Mariana Goldfarb. “Sou fã da Leandra e não poderia deixar de vir. Há pouco tempo fiz um trabalho como uma mulher trans e o resultado passou pelo crivo do público. Agora estou curioso para ver como a história destas artistas foi contata”, disse o ator, antes do apagar das luzes. Depois da exibição, todos foram celebrar a estreia em uma festa no Teatro Rival. Onde mais?
Leandra conta de uma maneira delicada as durezas da vida desses personagens que encontraram no palco uma maneira de fugir da total discriminação. E em que palco? O palco do Teatro Rival , onde Leandra Leal foi criada , onde passou toda a sua vida. Um filme de respeito e de admiração.
Fotos Eny Miranda